11.8.10

Não entendo...





Nos principais jornais do mundo a questão dos diamantes que alegadamente Charles Taylor ofereceu a Naomy Campbel é tratada como um assunto de importante que merece diariamente colunas e opiniões. Antes, durante e depois da modelo ter sido ouvida em Haia. Ontem eram as amigas presentes no tal jantar a contradizer as suas afirmações. Hoje é a citada a dizer por meias palavras que os factos têm 13 anos e Mia Farrow sofre de amnésia o que é bem possível seja verdade dada a provecta idade da senhora. Ou ao contrário o que também não me surpreenderia nada.

O que verdadeiramente me intriga nesta história e que nenhum artigo de jornal me eslarece é porque raio de razões, causas ou motivos, se juntam no mesma mesa ou mesmo debaixo do mesmo tecto, um facínora louco como Taylor e um vulto humanista com a dimensão universal de Nelson Mandela. Estes dois homens são a antítese um do outro. Que interesses os podem ligar? Ou os interesses eram apenas e só de quem organizou o jantar e Madiba foi enganado?

Já a presença das modelos e actrizes entendo. Nestes jantares de sociedade normalmente as flores fazem parte da decoração da sala. Ficam bem nas fotos das revistas e no final da festa existe sempre alguém interessado em levar para casa como recordação, as mais vistosas e frescas.