24.3.11

Simplesmente Deplorável!


"Às gerações mais novas, é importante transmitir o testemunho de quem enfrentou a adversidade ombro a ombro com aqueles a quem confiava a vida e por quem a daria também; o testemunho de quem conhece a relevância de valores como a solidariedade, o profissionalismo, o mérito e a honra, a família e o País. Importa que os jovens deste tempo se empenhem em missões e causas essenciais ao futuro do País com a mesma coragem, o mesmo desprendimento e a mesma determinação com que os jovens de há 50 anos assumiram a sua participação na guerra do Ultramar."

discurso de 15.03.11 de Cavaco Silva aos Combatentes

Comentário amargurado:
O Sr. Silva neste discurso, como já o tinha feito em outras ocasiões, faltou ao respeito ao seu povo e aos povos africanos que o  fascista tirano Salazar amordaçou e colonizou. Faltou ao respeito aos milhares de africanos e portugueses que cairam mortos ou ficaram com mazelas para toda a vida em guerras sem sentido e contra-natura.  Faltou ao respeito aos ventos da história e à inteligência, prestando culto às politicas que fizeram Portugal, Guiné, Cabo Verde, Angola e Moçambique, estagnarem durante mais de 60 anos. Faltou ao respeito aos milhares de jovens portugueses de hoje que esperam dos politicos respostas claras e politicas inclusivas aos graves problemas de inserção e falta de prespectivas que enfrentam. Faltou ao respeito sobretudo, ao cargo para o qual foi eleito que deveria ter como titular uma pessoa inteligente, solidária e moderna que olhá-se os erros da história com a coragem e a lucidez que os mesmos merecem. Salazar se fosse vivo não diria algo diferente.
 
Por estas razões e por outras, com tanta ou mais importancia que esta mas que não são chamadas aqui e agora, este homem bafiento, pequenino e mesquinho não me representa enquanto cidadão português. E acredito que tambem não represente uma larga maioria de meus compatriotas. Espero sinceramente que depois desta infeliz tirada, não se lembre de visitar as suas ditas "colonias ultramarinas" até ao final do seu mandato.  Nós que aqui trabalhamos e lutamos pela vida, lado a lado com povos sofridos e sedentos de progresso, estabilidade e paz, estamos fartos de ser envergonhados por figurinhas menores que na terrinha fazem o discurso saudosista e fascista da superioridade da "raça" e quando aqui chegam fazem outro, carregado de falsa solidariedade alimentada por paternalismo bacoco e pateta.
 
Se o Sr. Silva não consegue vislumbrar as implicações negativas que as politicas de guerra ditas coloniais, tiveram na vida de milhões de pessoas tanto em Africa como na Europa e repassar essa informação aos jovens de hoje de forma  clarividente, enquadrando sem medo ou vergonha os erros do passado nos tempos actuais, por favor cale-se!

Os combatentes de à 50 anos não são os jovens de hoje. A estes jovens temos a obrigação de falar dos bons exemplos que os temos na nossa história. Os amordaçados de ontem são hoje pais e avôs de homens e mulheres livres que sabem o querem. O unico denominador comum será que aos jovens de antigamente não lhes foi dada alternativa pois ou iam á guerra ou tinham de sair do país, e aos jovens de hoje, os Srs. Silva, unicos responsáveis pelo descalabro a que chegou Portugal, tambem não tem inteligencia para oferecer mais que não seja desemprego ou sair do país. Pagarão bem caro por isso.

Sem comentários: